segunda-feira, 21 de abril de 2008

Informação à Comunicação Social

Com uma amena tertúlia realizada no café Aliança – local de tradição firmada na baixa de Faro – arrancou hoje, 20 de Abril, o movimento “FARO MAIS CIDADANIA”, uma iniciativa da sociedade civil, que visa o debate de ideias e o aprofundamento técnico de propostas de orientação estratégica para o Concelho de Faro.

A criação deste movimento independente de cidadãos surge da necessidade sentida pelos promotores de qualificar de forma séria o discurso público relativamente às soluções a apresentar para a resolução dos problemas concretos de Faro.

O grupo fundador, coordenado pelo economista Tiago Botelho, inclui cidadãos profundamente envolvidos na vida do Concelho de Faro, desde as colectividades desportivas e culturais, ao Hospital Central da cidade, passando pelos empresários locais e pela Universidade.

Tendo em vista o acto eleitoral autárquico de 2009, embora desligado de qualquer partido político, o movimento “Faro Mais Cidadania”, pretende chamar à participação pública os cidadãos que queiram intervir na criação de um “dossier estratégico” de actuação do poder autárquico.

Para o efeito, a forma escolhida para o funcionamento do movimento, foi a de encarregar especialistas sectoriais para a elaboração de diagnósticos de situação e propostas de actuação, sendo posteriormente discutidas as conclusões em reunião plenária, aberta à participação pública, quer dos membros do movimento, quer de todos os cidadãos que queiram estar presentes. Posteriormente, com o tratamento dos contributos recolhidos, o movimento apresenta as conclusões finais para o sector estudado.

As reuniões de trabalho serão sempre públicas e em local público, fora das salas de hotel ou das sedes partidárias, abertas à participação de todos e em ambiente informal, embora com o conteúdo técnico rigoroso e cuidado.

Trata-se de um movimento inovador a vários níveis, por um lado, contrasta com a praxis dos partidos, os quais perdem 99,9% do seu debate interno a escolher candidatos a lugares e o resto a debater ideias; por outro, contrasta com os movimentos de cidadãos típicos que usualmente se convertem em listas independentes para concorrer aos actos eleitorais.

No movimento Faro Mais Cidadania, os seus participantes sentem-se livres de contribuir de modo totalmente não condicionado, com a sua opinião e com o seu saber para a criação de um programa de actuação do poder público, com o à-vontade de quem não procura um lugar numa lista eleitoral.

O objectivo final será o de criar um “argumentário eleitoral” de cariz técnico, com linhas de actuação específicas que poderá ser utilizado por qualquer lista candidata às eleições autárquicas.

Trata-se de uma oferta gratuita de serviço qualificado, na lógica da responsabilidade social que os promotores sentem em relação à resolução dos problemas do seu Concelho, no uso da principal “conquista de Abril” – que o movimento aproveita para saudar na passagem do 34º aniversário – a liberdade de expressão.

A próxima reunião está marcada para o dia 6 de Maio às 21h30 no café Aliança.

Sem comentários: